Biodiversidade

Biodiversidade

No âmbito do Plano Estratégico 2022-2026 (PE 2022-26), considerando a importância do tema biodiversidade para nossa gestão interna e para as partes interessadas, dentre os 10 compromissos de sustentabilidade que assumimos, destaca-se o de termos “100% das instalações Petrobras com Plano de Ação em Biodiversidade (PAB) até 2025”. Já foram desenvolvidos PABs para 18 unidades e instalações (30% do total) situadas em ambientes terrestres e costeiros. Para 2022 temos como meta a elaboração ou revisão de 24 PABs, quando atingiremos mais de 80% do compromisso de sustentabilidade em biodiversidade.

 

Investimos cerca de R$ 64 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas e metodologias visando promover a melhoria da gestão da biodiversidade associada às nossas operações. Os projetos em andamento contemplam caracterizações ambientais, mitigações ou redução de efeitos sobre a biodiversidade e a recuperação de ambientes degradados por meio de ações de reflorestamento e recomposição de espécies nativas, dentre outros.

Áreas protegidas

Áreas protegidas

A distribuição espacial e a variedade de nossas operações tornam frequente a interface com áreas protegidas e sensíveis.

 

   Localização das instalações com interseções com áreas protegidas


 

Atuamos fortemente na prevenção e mitigação de riscos operacionais em áreas de alto valor de biodiversidade. Possuímos programas ambientais e de resposta à emergência, cumprimos rigorosamente a legislação e todas as exigências dos órgãos ambientais para o processo de licenciamento, como os que estão em andamento na Margem Equatorial e na etapa 4 do Polo Pré-Sal na Bacia de Santos.

Impactos na biodiversidade

Impactos na biodiversidade

A despeito de todos os nossos esforços, em 2021 registramos 10 eventos envolvendo vazamentos de petróleo e derivados com volume superior a um barril (que equivale a 159 litros). Nenhum dos vazamentos atingiu áreas sensíveis sob o ponto de vista de biodiversidade.

 

Executamos um conjunto de importantes projetos regionais para a ampliação do conhecimento e conservação de espécies marinhas ameaçadas e da biodiversidade nas suas áreas de atuação, assumidos como compromisso de licenciamento ambiental federal para as atividades de exploração e produção offshore junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Principais investimentos e resultados socioambientais

Principais investimentos e resultados socioambientais

As iniciativas ambientais voluntárias apoiadas por meio do Programa Petrobras Socioambiental em 2021 abrangeram 74 unidades de conservação (UCs) terrestres e marinhas, sendo 34 federais, incluindo categorias como Parques Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Reservas Extrativistas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, dentre outras, além de 15 Terras Indígenas (TIs) e três Territórios Quilombolas (TQs).

 

  Mapa de áreas protegidas abrangidas pelos projetos socioambientais


Mapa ilustrativo do número de áreas protegidas abrangidas pelo nosso investimento socioambiental vigente em 2021. Ressalta-se que um mesmo projeto pode abranger várias áreas protegidas, assim como uma mesma área protegida pode abranger mais de um estado da Federação.

 




Canais

Idioma

Acessibilidade

Idioma

Selecione um Idioma

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link de exemplo
Button Label

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Acessibilidade

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Escolha um Canal

Petrobras
icone para link do site petrobras
Petrobras
Investidor Petrobras
Investidor Petrobras
Investidor Petrobras
Portal da Transparência
Transparência
Portal da Transparência