Biodiversidade
No âmbito do Plano Estratégico 2022-2026 (PE 2022-26), considerando a importância do tema biodiversidade para nossa gestão interna e para as partes interessadas, dentre os 10 compromissos de sustentabilidade que assumimos, destaca-se o de termos “100% das instalações Petrobras com Plano de Ação em Biodiversidade (PAB) até 2025”. Já foram desenvolvidos PABs para 18 unidades e instalações (30% do total) situadas em ambientes terrestres e costeiros. Para 2022 temos como meta a elaboração ou revisão de 24 PABs, quando atingiremos mais de 80% do compromisso de sustentabilidade em biodiversidade.
Investimos cerca de R$ 64 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas e metodologias visando promover a melhoria da gestão da biodiversidade associada às nossas operações. Os projetos em andamento contemplam caracterizações ambientais, mitigações ou redução de efeitos sobre a biodiversidade e a recuperação de ambientes degradados por meio de ações de reflorestamento e recomposição de espécies nativas, dentre outros.
Áreas protegidas
A distribuição espacial e a variedade de nossas operações tornam frequente a interface com áreas protegidas e sensíveis.
Localização das instalações com interseções com áreas protegidas
Atuamos fortemente na prevenção e mitigação de riscos operacionais em áreas de alto valor de biodiversidade. Possuímos programas ambientais e de resposta à emergência, cumprimos rigorosamente a legislação e todas as exigências dos órgãos ambientais para o processo de licenciamento, como os que estão em andamento na Margem Equatorial e na etapa 4 do Polo Pré-Sal na Bacia de Santos.
Impactos na biodiversidade
A despeito de todos os nossos esforços, em 2021 registramos 10 eventos envolvendo vazamentos de petróleo e derivados com volume superior a um barril (que equivale a 159 litros). Nenhum dos vazamentos atingiu áreas sensíveis sob o ponto de vista de biodiversidade.
Executamos um conjunto de importantes projetos regionais para a ampliação do conhecimento e conservação de espécies marinhas ameaçadas e da biodiversidade nas suas áreas de atuação, assumidos como compromisso de licenciamento ambiental federal para as atividades de exploração e produção offshore junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Principais investimentos e resultados socioambientais
As iniciativas ambientais voluntárias apoiadas por meio do Programa Petrobras Socioambiental em 2021 abrangeram 74 unidades de conservação (UCs) terrestres e marinhas, sendo 34 federais, incluindo categorias como Parques Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Reservas Extrativistas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, dentre outras, além de 15 Terras Indígenas (TIs) e três Territórios Quilombolas (TQs).
Mapa de áreas protegidas abrangidas pelos projetos socioambientais
Mapa ilustrativo do número de áreas protegidas abrangidas pelo nosso investimento socioambiental vigente em 2021. Ressalta-se que um mesmo projeto pode abranger várias áreas protegidas, assim como uma mesma área protegida pode abranger mais de um estado da Federação.
Idioma
Selecione um Idioma
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Acessibilidade
Escolha um Canal