Seletor de Idioma

Configurações do site

Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Estratégia

3 minutos de leitura
Introdução - Dimensão Estratégia

Nossa estratégia de sustentabilidade baseia-se no firme compromisso de acelerar a descarbonização de nossa companhia e de atuar sempre de forma ética e transparente, com segurança em nossas operações, respeito às pessoas e ao meio ambiente e com foco na geração de valor. Por isso, seis dos 10 compromissos de sustentabilidade estabelecidos, estão associados a carbono. Temos outros quatro compromissos associados à segurança hídrica, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos e responsabilidade social, sendo que esse último inclui investimentos em projetos socioambientais, programas em direitos humanos, relacionamento comunitário e contribuição para a solução de problemas sociais e ambientais, envolvendo oportunidades de atuação junto aos nossos públicos de interesse e clientes de produtos Petrobras.

 

O compromisso de sustentabilidade é compartilhado por toda a organização e permeia nossos mecanismos de reconhecimento e recompensa. Por meio de nossas métricas de topo, a remuneração de todos os nossos empregados é afetada pelo desempenho em sustentabilidade, que guardam desafios associados à geração de valor, redução de emissões e de vazamentos e segurança.

 

Temos especial atenção com relação aos desafios da transição energética. A Petrobras contribui para mitigação da mudança climática:  (i) investindo recursos e tecnologias na produção de petróleo de baixo carbono no Brasil, gerando energia, divisas e riquezas relevantes para o financiamento de uma transição energética responsável; (ii) investindo na capacidade de ofertar gás e energia despachável para viabilizar a elevada participação de renováveis na matriz elétrica brasileira; (iii) investindo e prospectando novas possibilidades em produtos e negócios de menor intensidade de carbono; (iv) promovendo pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de baixo carbono e (v) investindo em projetos socioambientais para a recuperação e conservação de florestas.

 

Para conduzir nossos negócios de forma ética e transparente, com segurança em nossas operações e respeito às pessoas e ao meio ambiente, além de estabelecer desdobramentos estratégicos em sustentabilidade, construímos uma governança e gestão da temática que é apresentada nessa dimensão inicial de nosso relatório. Além do estabelecimento de compromissos de governança que envolvem nossa governança corporativa e integridade. 

 

Sendo assim, na dimensão Estratégia apresentamos o capítulo Sustentabilidade na Petrobras, que detalha nossos compromissos e metas, Gerenciamento de Riscos e Governança de Sustentabilidade, destacando nossos principais mecanismos de gestão e o capítulo Desempenho em Sustentabilidade, com nossos principais resultados ASG.

 

Nesses capítulos iniciais também encontramos um de nossos temas materiais: Comunicação Ativa e Transparente, visto que as demandas de nossos públicos são consideradas em nossa administração e em nosso relato, bem como o capítulo Materialidade, que descreve o processo específico de levantamento de nossos temas materiais.

Leia o capítulo na íntegra
Neste capítulo