Seletor de Idioma

Configurações do site

Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Estratégia

4 minutos de leitura
Sustentabilidade na Petrobras

Atuamos em ações de descarbonização há mais de uma década e alcançamos uma trajetória de redução progressiva de emissões operacionais. Essas ações incluem, principalmente: redução da queima de gás natural em tocha, reinjeção de CO2, ganhos de eficiência energética e controle de perdas nas operações.

 

Nosso modelo estratégico tem como princípio produzir petróleo e gás compatível com cenários de descarbonização acelerada da sociedade, adotando o conceito da dupla resiliência: econômica, resiliente a cenários de baixos preços de petróleo, e ambiental, com baixo carbono.

 

 

Nosso Planejamento Estratégico 2022-26 (PE 2022-26) apresenta quatro métricas de topo (VAZO, IAGEE, TAR e Delta EVA®) que quantificam os atributos da visão e fornecem uma orientação mais explícita sobre os nossos principais objetivos de curto prazo. Uma delas corresponde ao Índice de atendimento às metas de gases de efeito estufa (IAGEE), que estabelece para 2022 meta de 16,5 kgCO2e/boe de intensidade de emissão no E&P e 39,2 kgCO2e/CWT para o refino.

 

Nossos compromissos de emissões envolvem tanto a atuação em ativos existentes quanto a concepção de novos projetos. Para suportar nossas ações, temos o Programa Carbono Neutro que visa não só fortalecer nosso posicionamento em baixo carbono, mas também acelerar e reduzir custos das soluções para descarbonização, trazendo maior competitividade para a companhia. O programa conta com um fundo dedicado de descarbonização, com orçamento inicial de US$ 248 milhões para o quinquênio (2022-2026).

 

Outra métrica de topo que temos está relacionada ao volume vazado de óleo e derivados (VAZO). Nosso PE 2022-2026 manteve ambição de zero vazamento, sendo nosso limite de alerta para 2022 de 120m3.

 

 

 

Sendo a vida um valor inegociável para nós, seguimos com a ambição de zero fatalidade. O indicador TAR (taxa de acidentes registráveis por milhão de homens-hora) também é uma de nossas métricas de topo. Para 2022, o limite de alerta permanece abaixo de 0,7, o que reafirma o nosso compromisso com a vida e nos mantém no melhor quartil da indústria.

 

Dando continuidade em nossa atuação como agente de transformação socioambiental, será ampliado o engajamento com os parceiros e fornecedores nos aspectos relacionados a direitos humanos e ao Programa Petrobras Socioambiental que corresponde ao nosso programa de investimento socioambiental voluntário. Será ampliada também a escuta junto à sociedade, quanto aos impactos sociais de nossas operações, propondo soluções para mitigar os possíveis impactos gerados.

 

A estratégia prevê também promoção da cultura de responsabilidade social e do diálogo com a sociedade, por meio de uma comunicação ativa e transparente e estimulando a geração de boas práticas.

 

 

Em linha com nosso propósito seguimos com o compromisso de adotar um modelo de governança que permita o equilíbrio entre eficiência e controle, por meio de otimização de nosso quadro societário, com foco no ambiente competitivo, no fortalecimento do processo decisório, na segurança e celeridade e sendo referência na adoção de tecnologias digitais.

 

Não toleramos desvios de conduta contrários aos princípios descritos em nosso Código de Conduta Ética ou o descumprimento de obrigações legais e contratuais, exigindo o mesmo padrão de comportamento a nossos colaboradores, parceiros e fornecedores.

 

 

Leia o capítulo na íntegra
Neste capítulo