Atuar com Integridade
Em abril de 2023, nosso Conselho de Administração (CA) aprovou a criação da Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, que passou a coordenar as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e incorporará as atividades comerciais de gás natural da Petrobras. Esse é um importante marco para acompanharmos as melhores práticas de mercado, pensando em uma empresa mais sustentável e alinhada à crescente demanda de energia renovável.
Em outubro de 2023, nossa Diretoria Executiva (DE) aprovou a reestruturação da Diretoria de Governança e Conformidade (DGC), que ficou mais robusta e passou a contar com quatro gerências executivas e duas gerências gerais. O novo desenho estrutural cria a Gerência Executiva de Responsabilização Disciplinar e a Gerência Geral de Informações Estratégicas e Monitoramento do Sistema de Integridade. A unidade de Responsabilização Disciplinar atuará como uma corregedoria, tendo dentre suas atribuições a responsabilização por desvios e não conformidades, inclusive de terceiros, como fornecedores e outras pessoas jurídicas que se relacionam com a Petrobras.
Na mesma restruturação, foi criada uma área, liderada por uma mulher, para tratar especificamente de denúncias relacionadas a violências no trabalho (violências sexuais, assédio moral, retaliação e discriminação). Estabelecemos o compromisso de encerrar as apurações de casos de violência sexual em nossas instalações dentro de um prazo médio de 60 dias, garantindo a investigação célere e efetiva dos casos, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os colaboradores.
Outra iniciativa importante foi a aprovação pelo CA, em 21 de setembro, da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que atualmente está em processo de desdobramento junto às participações societárias controladas, mantendo assim o alinhamento estratégico do Sistema Petrobras.
ESTRUTURA DE GOVERNANÇA
A tabela a seguir demonstra a composição de nossas altas instâncias de governança:
REMUNERAÇÃO ASSOCIADA AOS OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE
No PE 2023-27, apresentamos quatro métricas de topo, sendo que três delas foram utilizadas em 2023 para remuneração variável de todos os nossos empregados (IAGEE, VAZO e Delta EVA®). Essas métricas são elementos que traduzem e quantificam os atributos da nossa visão e orientam de forma mais explícita os principais objetivos da empresa, de forma a garantir que as atividades estejam alinhadas com os principais compromissos estabelecidos no plano. Cabe destacar que os indicadores IAGEE (indicador de atendimento às metas de gases de efeito estufa) e VAZO (indicador de volume vazado de óleo e derivados) são relacionados à temática ASG, comprometendo toda a companhia com esses objetivos.