Em 2024, a Refinaria de Paulínia, a Replan, localizada em São Paulo, conquistou o prêmio de “Refinaria do Ano”, concedido pela World Refining Association, por suas iniciativas em inovação, modernização, segurança e sustentabilidade. A Replan fica na Região Metropolitana de Campinas (RMC), interior do estado de São Paulo, e é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo, com 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris. Ela produz cerca de 30% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).
A prevenção e gestão de acidentes abrangem um conjunto de estratégias, planos e práticas adotadas pela empresa para garantir a operação segura dos ativos e atividades logísticas, além de manter a prontidão dos sistemas de resposta a emergências para mitigar impactos sobre vidas humanas, meio ambiente, infraestrutura e reputação. Isso inclui a capacidade de executar trabalho integrado com o poder público, parceiros, comunidades e outros atores em situações de emergência, como ações de resposta a vazamentos no mar para evitar que atinjam a costa e áreas sensíveis. Abrange também os riscos de segurança corporativa decorrentes de interferências intencionais de terceiros em dutos e áreas próximas, especialmente as derivações clandestinas de petróleo e derivados.
Buscamos constantemente aprimorar a integridade e confiabilidade de nossas instalações e melhorar nossos processos, tendo como ambição atingir Zero Fatalidades e Vazamento, conforme divulgado em nosso Plano de Negócios 2025-2029.
Entre as principais iniciativas para prevenção de acidentes, destacamos:
- Programa Mar Azul: visa gerenciar ações para prevenção de perdas de contenção nas atividades de operação da produção offshore do E&P, incluindo a incorporação de lições aprendidas de eventos anteriores.
- Projeto Gestão Dinâmica de Barreiras de Segurança de Processo: uma solução tecnológica que permite o monitoramento integrado, dinâmico e em tempo real da situação das barreiras de segurança de processo, auxiliando na tomada de decisão com base em análise de risco.
Vazamentos de petróleo e derivados
Investimos no contínuo aprimoramento da integridade e confiabilidade das instalações, da melhoria dos nossos processos, e em práticas operacionais. Em 2024, registramos um volume total de 14,4 m³, correspondente a 12 vazamentos de petróleo e derivados acima de 1 barril (0,159 m³), valor que está abaixo do limite de alerta de 120 m³. Do total de volume vazado, 1 m³, proveniente de um evento, atingiu o solo e sendo posteriormente recuperado.
O restante dos vazamentos ocorreram em ambiente marinho, onde a recuperação do óleo não foi possível devido aos volumes, tipos de óleo e condições ambientais que inviabilizaram a operação de recuperação por embarcação. Nesses casos, realizamos o monitoramento das manchas e, quando necessário, utilizamos dispersão mecânica ao acionar o Plano de Resposta à Emergência. Importante ressaltar que não houve atingimento de áreas sensíveis marinhas ou de áreas sensíveis não usuais.
Uso da tecnologia na segurança das operações
O desenvolvimento de tecnologias mais seguras e a aplicação de requisitos de SMS nos projetos de investimento são de extrema importância para nossa atuação. Possuímos índices de acidentes que são referência na indústria de óleo e gás, e ainda assim, nos desafiamos a melhorar ainda mais a segurança de nossos trabalhadoes.
Ao longo do ano de 2024, o Laboratório de Inovação em Segurança (LIS), localizado no CENPES, desenvolveu inovações tecnológicas focadas em produtos que contribuíram para nossa ambição em zerar fatalidades e outros acidentes, por meio da redução da exposição ao risco de nossas equipes. O laboratório busca implementar soluções que são desenvolvidas e testadas de forma ágil, em ambientes controlados e representativos, para prevenir e mitigar riscos.
Gestão da integridade dos ativos
Na fase de operação dos ativos, a gestão da integridade envolve o acompanhamento e a avaliação contínua dos ativos, sejam plataformas, refinarias, usinas termelétricas e ativos de processamento de gás, para assegurar que continuem adequados à sua finalidade.
Em 2024, realizamos 75 paradas de manutenção em ativos termelétricos, 49 em ativos de gás natural e 47 em refino. Na Petrobras Biocombustível, foram realizadas 2 paradas totais de manutenção nas usinas de biodiesel e 10 parciais.
Nossos compromissos com a vida, com o meio ambiente e com a segurança operacional sempre estiveram presentes em nossas atividades desenvolvidas em 2024.
Combate à derivação clandestina
Nossa integração com a Transpetro foi fortalecida em nossas ações de combate ao furto de combustíveis em dutos, também conhecido como derivação clandestina.
Para aumentar a efetividade no enfrentamento dessas derivações, estreitamos os laços com as comunidades vizinhas às faixas de dutos, ampliando projetos sociais e de conscientização. Além disso, investimos no aprimoramento de soluções tecnológicas e fortalecemos nosso relacionamento com os órgãos de segurança pública.
Essa sinergia resultou em 25 ocorrências registradas em 2024, uma redução de cerca de 10% em comparação com as 28 ocorrências de 2023. Quando comparamos com a máxima histórica de 2018, que registrou 261 ocorrências, observamos uma impressionante redução de 90% no furto de combustíveis.
Importante destacar que não foram registradas ocorrências em áreas urbanas, o que diminuiu os riscos para a população próxima às faixas de dutos.
Segurança de processo
Acompanhamos nosso desempenho em segurança de processo por meio de indicadores estabelecidos conforme as melhores práticas da indústria, o que nos permite monitorar nosso desempenho frente aos nossos pares.
Em 2024, registramos 15 acidentes de segurança de processo Tier 1 e 39 acidentes Tier 2, conforme pode ser observado no Gráfico 4.2. Vale ressaltar que, no mesmo ano, nossa subsidiária Transpetro registrou 1 acidentes Tier 2 e nenhum acidente Tier 1.
Idioma
Selecione um Idioma
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Acessibilidade
Escolha um Canal