Segurança, saúde e bem-estar do trabalhador

Segurança, saúde e bem-estar do trabalhador

Alinhados ao nosso Plano de Negócios 2025-2029, temos como propósito cuidar das pessoas e proteger o meio ambiente, tanto hoje quanto no futuro. Assim, trabalhamos continuamente para alcançar uma posição de excelência em segurança, meio ambiente e saúde, por meio de aprendizado e melhoria contínua, buscando nossa ambição de zero fatalidade e zero vazamento.


Além disso, integramos os elementos ASG (ambiental, social e governança) em uma visão única, que sintetiza nossa posição sobre o assunto. Mais do que um conceito, o ASG representa uma abordagem de risco/retorno que orienta nossas ações para mitigar riscos e garantir a sustentabilidade no futuro, utilizando as melhores práticas em termos ambientais, sociais e de governança.


Nossa mandala ASG direciona o planejamento e o engajamento com os públicos de interesse, alinhando-se aos nossos elementos e objetivos estratégicos. Nesse contexto, um dos compromissos assumidos é promover operações seguras, com foco na proteção à vida e no bem-estar dos nossos mais de 41 mil empregados (Petrobras controladora). Nossa meta é garantir que, ao final de seu trabalho, cada trabalhador retorne para casa saudável e seguro. Para isso, em outubro de 2016, lançamos o Programa Compromisso com a Vida. O Programa é composto por projetos estruturantes, definidos com base em uma análise crítica da gestão de SMS, e tem como referência as melhores práticas de mercado. Em seu oitavo ciclo, iniciado e desenvolvido ao longo de 2024, destacamos as ações ilustradas na figura a seguir:
 

 

Atualmente, nossos mais de 41 mil empregados (100%) estão cobertos por nosso sistema de gestão de SMS. Nossos prestadores de serviços também usufruem desse sistema quando se encontram nas instalações da empresa e são, inclusive, avaliados pelo Processo de Avaliação da Gestão de SMS (PAG-SMS). 

Saúde dos colaboradores

Saúde dos colaboradores

Cuidamos da saúde dos nossos trabalhadores todos os dias do ano, indo além do cumprimento dos requisitos legais de saúde ocupacional. Estamos ao lado do colaborador desde o início de sua jornada na empresa, promovendo a prevenção e a preservação do bem-estar físico, mental e social, com o objetivo de criar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.


Oferecemos ações contínuas de saúde que incentivam a adoção de hábitos e comportamentos saudáveis, colocando o empregado no centro do cuidado. Nossos programas de promoção da saúde incluem iniciativas individuais, coletivas e ambientais. Entre eles, destacamos: Educação em Saúde, Promoção da Saúde Mental, Promoção da Atividade Física, Promoção da Alimentação Saudável, Cuidados na Gestação e Lactação, Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), além da Prevenção, Abordagem e Acompanhamento do Tratamento dos Problemas relacionados ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas.
 

Segurança

Segurança

Com o objetivo de promover a melhoria contínua do nosso sistema de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), desenvolvemos programas e iniciativas estruturantes específicas, como o Programa Compromisso com a Vida, as Regras de Ouro e os Fundamentos de Segurança de Processo.


Desde o lançamento do Programa Compromisso com a Vida em 2016, observamos uma redução significativa na Taxa de Acidentados Registráveis (TAR), que caiu de 2,15 para 0,67. Estamos empenhados em cultivar uma cultura de alto desempenho, que prioriza a saúde, o respeito ao meio ambiente e a segurança.


Para reforçar essa cultura de segurança, em 2016 definimos dez Regras de Ouro, baseadas nos acidentes mais recorrentes na indústria de óleo e gás e em nosso histórico. O treinamento nas Regras de Ouro é obrigatório para todos os nossos trabalhadores, tanto no Brasil quanto no exterior, e essas regras são ilustradas na figura a seguir. 
 

 

Indicadores de segurança e saúde ocupacional

Indicadores de segurança e saúde ocupacional

Uma de nossas principais métricas é a Taxa de Acidentados Registráveis por milhão de homens-hora (TAR). Em 2024, registramos uma TAR de 0,67, o que representa uma redução de 16% em relação ao resultado de 2023, que foi de 0,80. A média dos últimos três anos é de 0,72, conforme ilustrado no gráfico a seguir.


A TAR dos empregados é de 0,36, enquanto a TAR dos contratados é de 0,76, indicando a necessidade de intensificar ações junto à cadeia de fornecedores para melhorar esse indicador. No total, tivemos 34 empregados acidentados registráveis e 233 contratados. Dentre os acidentados com afastamento, 25 eram empregados próprios e 135 eram contratados, resultando em uma Taxa de Frequência de Acidentados com Afastamento (TFCA) de 0,26 para empregados e 0,44 para contratados.


Em 2024, ocorreram quatro acidentes fatais, todos envolvendo empregados de empresas contratadas durante a execução de nossos contratos, resultando em um índice de 1,00. Nos quatro casos, as empresas contratadas assumiram a responsabilidade pela gestão do custeio de funeral e pelo apoio à família, tanto financeiro quanto psicológico. Nós monitoramos esses apoios para garantir que fossem realizados de forma adequada.
 

 

50. Razão entre o número de óbitos pelo número de horas trabalhadas, multiplicado por 100.000.000.
51. Dados da Dados da Petrobras controladora, Petrobras Bolivia, Petrobras International Braspetro – sucursal Colombia, Petrobras Operaciones S.A, Araucaria Nitrogenados S.A, Termobahia, Termomacaé, Petrobras Colômbia Combustiles S.A, e Transpetro.
52. Número de acidentados registráveis por milhão de homens-hora de exposição ao risco. Inclui casos típicos de lesões sem afastamento (excluindo casos de primeiros socorros), de lesões com afastamento, casos de doenças ocupacionais e acidentados fatais.
53. Número de acidentados com afastamento do trabalho decorrente de acidentes típicos ou de casos de doença ocupacional por milhão de homens-hora de exposição ao risco.