Seletor de Idioma

Configurações do site

Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Ambiental

8 minutos de leitura
Prevenção de Acidentes e Vazamento

Em nossas atividades produzimos e movimentamos grandes volumes de petróleo e seus derivados, por esse motivo, uma gestão adequada dos processos e atividades é essencial para prevenção de perda de contenção e vazamentos que podem resultar em impactos ao meio ambiente e às pessoas.

 

O plano de contingência corporativo fornece a estrutura e as informações para disponibilização de recursos adicionais aos Planos de Resposta a Emergências das unidades, no Brasil e no exterior. Esses recursos adicionais estão distribuídos nos Centros de Defesa Ambiental (CDAs) e em bases avançadas, localizados em vários pontos do território nacional, e nos Centros de Resposta à Emergência da Transpetro.

 

Também somos sócios da Oil Spill Response Limited (OSRL), instituição especializada de resposta às emergências relacionadas ao derramamento de óleo, que provê apoio com recursos para atuação complementar no caso de resposta nacional ou internacional.

 

Por intermédio do nosso Centro de Pesquisas (CENPES) mantemos, em caráter permanente, linhas de pesquisa nas áreas de aplicação de dispersantes químicos, monitoramento ambiental, avaliação de impactos ambientais, ecotoxicidade, modelagens e caracterização do comportamento de petróleos no mar.

Vazamentos de petróleo e derivados

O volume vazado de petróleo e derivados registrado em 2021 foi de 11,6 m³, abaixo do limite de alerta de 120 m³ estabelecido internamente para o ano. Esse resultado representa o melhor desempenho da série histórica. Do volume vazado foram recuperados 1,56 m3.

 

Dos vazamentos registrados acima de um barril, não foi registrada nenhuma ocorrência que tenha atingido área costeira sensível ou área sensível não usual.

 

O ano de 2021 foi marcado por resultados importantes no combate às derivações clandestinas. Em 2021, o conjunto de ações implementadas resultou na redução de 201 para 102 ocorrências, ou seja, uma redução de 49,25% quando comparado ao ano anterior.

 

A redução do volume de produto extraído dos dutos, como decorrência do combate a esse tipo de crime, também foi um resultado importante. O total extraído em 2021 foi de 1,8 mil m3, contra 5,0 mil m3 no ano anterior.

 

Medidas de resposta adotadas nos casos de vazamentos significativos

No caso das ocorrências no mar, de maneira geral, as ações seguem o acionamento do Plano de Emergência para Vazamentos de Óleo (PEVO) das unidades respectivas, e é deflagrada a constituição da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) para coordenar as ações.

 

Para as ocorrências em terra, da mesma forma, são acionados os planos de emergência e constituída a EOR. Como parte das ações, são acionadas as equipes de resposta à emergência, segurança patrimonial e limpeza, além de diversos equipamentos modernos para recolhimento do óleo derramado.

 

Em momento subsequente, é nossa prática realizar abrangência com base nas recomendações resultantes da investigação do acidente, de maneira a atuar preventivamente nas demais unidades em que haja similaridades de processos, ou equipamentos que estejam associados à causa raiz do acidente, promovendo a melhoria de processos e elevando o nível de segurança das operações.

Segurança de processo

Em 2021, registramos sete acidentes de segurança de processo Tier 1 (maior gravidade) e 51 acidentes Tier 2 (menor gravidade), valores inferiores aos do ano passado, que evidenciam melhoria em nosso desempenho.

 

No que se refere ao monitoramento dos sistemas de segurança, é válido destacar os esforços para implementação, no âmbito do Programa Compromisso com a Vida, de tecnologia que possibilitará a gestão dinâmica da integridade e confiabilidade das barreiras de proteção contra acidentes de processo em nossas instalações industriais.

 

Preparação e resposta a emergências

Nossa gestão de SMS define, na Diretriz 11 – Contingência, que as situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia, visando a máxima redução de seus efeitos, dessa forma contamos com Planos de Resposta à Emergência (PRE) em níveis local, regional e nacional.

 

No âmbito operacional, cada instalação dispõe de um PRE, o qual identifica os cenários e as medidas a serem adotadas pelas equipes de resposta com objetivo de controlar o evento e mitigar os impactos decorrentes.

 

Em 2021, mesmo com a pandemia, realizamos 11 exercícios simulados de âmbito regional de forma 100% remota, com uso de ferramentas digitais. 

 

Leia o capítulo na íntegra
Neste capítulo