Seletor de Idioma

Configurações do site

Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Social

20 minutos de leitura
Segurança e Compromisso com a Vida

O compromisso com a vida é um valor para nossa organização. O trabalho seguro é ferramenta indispensável à preservação da saúde de nossos colaboradores. Associado a ações de promoção de saúde, este binômio resulta em um ambiente de trabalho saudável.

Compromisso com a saúde dos colaboradores durante a pandemia

A partir da decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, instauramos internamente uma Estrutura Organizacional de Resposta (EOR), baseada na ferramenta de gestão Incident Command System (ICS). Essa estrutura temporária, composta por nossos colaboradores, passou a orientar, de maneira uniforme, todas as ações para prevenção e combate ao avanço do novo vírus SARS-CoV-2 e na mitigação de suas consequências, em todas as frentes possíveis.

 

Agimos rapidamente e adotamos uma série de medidas para preservar a saúde de nossos empregados nas áreas operacionais e administrativas, tais como: ampla testagem, sendo realizados 631.843 testes nos colaboradores até dezembro de 2021; monitoramento de saúde pré-embarque e pré-turno; redução do efetivo a bordo das plataformas, sondas e demais embarcações ao necessário para a operação segura de cada unidade; retorno ao trabalho presencial implementado em ondas (desde outubro de 2021), observando o contexto da pandemia; dentre outros.

 

Além disso, incentivamos fortemente a vacinação de toda nossa força de trabalho e atingimos o percentual de 96,9% de empregados completamente vacinados em dezembro de 2021.

 

De forma a assegurar que as melhores práticas sejam adotadas também por nossos fornecedores, acompanhamos as medidas e o planejamento das empresas responsáveis por unidades afretadas e das empresas prestadoras de serviços.

Saúde dos colaboradores

Atualmente, nossos mais de 38 mil empregados estão cobertos por nosso sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho. Além disso, nossos prestadores de serviços também usufruem integralmente desse sistema quando se encontram nas instalações da empresa e são, inclusive, auditados pelo Programa de Avaliação da Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (PAG-SMS).

 

Estão disponíveis para os empregados diversas ações relacionadas aos seguintes programas de saúde, os quais buscam a promoção de saúde integral, numa abordagem que vai muito além da saúde ocupacional, com foco na saúde e bem-estar durante os 365 dias do ano, as quais podemos destacar: Programa Pra Viver Melhor; Programa para Controle de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT); Programa de Saúde Mental; Programa de Resgate de Potencial Laborativo (PRPL); Programa de Saúde Bucal; Programa de Cuidados na Gestação; Programa de Alimentação Saudável; Programa de Promoção de Atividade Física; Programa de Prevenção de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e o Projeto Jornada da Saúde na Gestão do Portfólio.

 

Em 2021, modificamos nosso modelo de promoção de atividade física, abrindo a participação para todos os funcionários e dependentes.

 

Entre os eventos de saúde realizados em 2021, destacamos: a Semana de Saúde online (com mais de 5.800 participações); Gamificação em saúde para hábitos saudáveis (Game da semana da saúde, Start Game Lideranças e Desafio 21) com 5.794 participantes no total; e transmissões ao vivo com temáticas sobre Saúde Mental (Saúde Mental em Tempos de Pandemia; Saúde Mental Materna; Saúde Mental e Valorização da Vida; e Saúde Mental para Lideranças).

 

As ações desenvolvidas para promoção da saúde ao longo de 2021 tiveram resultados positivos sobre os indicadores, tais como aumento do percentual de empregados fisicamente ativos, que passou de 26,15% para 34,99% (percentuais de dezembro de 2020 e 2021). Esses resultados foram alcançados mesmo em um contexto pandêmico.

Segurança

Nossas práticas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) se baseiam em diretrizes, normas e padrões corporativos que compõem o nosso sistema de gestão de SMS, que abrange todos os colaboradores de áreas administrativas e operacionais, sendo  convergentes com o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), que consiste em um conjunto de práticas de gestão definidas a partir da Resolução nº 5 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que trata da garantia da segurança operacional das instalações industriais.

 

Visando à melhoria contínua do nosso sistema de gestão de SMS, são desenvolvidos programas e iniciativas estruturantes específicas, tais como o Programa Compromisso com a Vida, as Regras de Ouro e os Fundamentos de Segurança de Processo.

 

O Programa Compromisso com a Vida, cujo lançamento do primeiro ciclo ocorreu em outubro de 2016, é composto por projetos estruturantes definidos com base na análise crítica da gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Com referência nas melhores práticas de mercado, o Programa busca o atingimento das nossas ambições Zero Fatalidades e Zero Vazamentos, e o fortalecimento da nossa visão de ser referência em Segurança, Meio Ambiente e Saúde na indústria.

 

 

Desde o lançamento do primeiro Programa Compromisso com a Vida em 2016, tivemos uma significativa redução da Taxa de Acidentados Registráveis (TAR), de 2,15 para 0,54.

 

A fim de apoiar a cultura de segurança, em 2016, foram definidas dez Regras de Ouro de Segurança a partir dos acidentes mais recorrentes na indústria de óleo e gás e no nosso histórico. O treinamento nas Regras de Ouro, obrigatório para todos os nossos colaboradores no Brasil e no exterior, é uma das ações previstas no Programa Compromisso com a Vida.

 

 

Adicionalmente, a análise de acidentes de processo Tier 1 indicou que a aplicação de um conjunto de “Fundamentos de Segurança de Processo” (FSPs) teria o potencial de eliminar uma parcela significativa desses eventos. Esse resultado evidenciou a importância dessa estratégia de prevenção de acidentes e fez com que esforços fossem direcionados para a implementação dessa iniciativa no âmbito do Programa Compromisso com a Vida.

 

Os FSPs complementam as Regras de Ouro, trazendo foco às questões de segurança de processo. Cinco fundamentos foram então definidos e reunidos no nosso Manual de Fundamentos de Segurança de Processo no qual foram treinados mais de 17 mil colaboradores.

Treinamentos em segurança e saúde

Além dos treinamentos obrigatórios em segurança e saúde disponibilizados e atribuídos automaticamente aos colaboradores, conforme legislação externa, padrões e procedimentos internos foram desenvolvidos e disponibilizados, para autoaprendizado dirigido, com 20 trilhas de desenvolvimento nos temas críticos de SMS, incluindo as habilidades não técnicas ligadas a fatores humanos e as habilidades digitais. São mais de 200 soluções educacionais em segurança e saúde disponíveis no SIRH (Sistema Integrado de Recursos Humanos).

Indicadores de segurança e saúde ocupacional

Temos por meta operar dentro dos melhores padrões de segurança mundial. Uma de nossas métricas de topo é a Taxa de Acidentados Registráveis por milhão de homens-hora (TAR). Em 2021, obtivemos uma TAR de 0,54, nosso melhor resultado histórico, 4% abaixo do realizado em 2020, quando tínhamos alcançado uma TAR de 0,56, abaixo do benchmark do peer group. O desempenho foi 23% inferior à meta para o ano (>0,7). O excelente resultado foi amparado nos programas para reforço da gestão de segurança e no Programa Compromisso com a Vida e uma possível consequência direta da implantação das diversas iniciativas de promoção da nossa cultura de segurança que se refletem em nossa ambição de zero fatalidade, definida em nosso Plano Estratégico.

 

Taxa de acidentados registráveis (TAR)


 

O indicador Taxa de Incidência de Doenças Ocupacionais (TIDO) permite monitorar a ocorrência de doenças ocupacionais na companhia. Não houve registro de nenhum caso novo de doença ocupacional entre 2019 e 2021, de acordo com dados disponibilizados do SIS e SD2000.

 

Em 2021, tivemos 25 empregados acidentados registráveis e 166 contratados acidentados registráveis, gerando uma TAR de 0,27 e 0,64, respectivamente. Daquele total, dos acidentados com afastamento, 17 foram empregados e 102 foram contratados, perfazendo uma TFCA de 0,19 e 0,40 respectivamente.

 

Em 2021 ocorreram três acidentes fatais, todos envolvendo empregados de empresas contratadas, na execução de contratos com a Petrobras, resultando no índice 0,85 (razão entre o número de óbitos pelo número de horas trabalhadas, multiplicado por 100.000.000). A primeira fatalidade ocorreu em atividade de inspeção de tanque com acesso por corda; a segunda, durante lançamento de bote de serviço na água, para treinamento de recolhimento de óleo e a terceira, durante processo de manutenção em sistema de secagem de ar comprimido. Em todos os três casos, as empresas contratadas envolvidas assumiram a gestão de todo o processo de custeio de funeral e apoio à família (financeiro e psicológico) e a Petrobras monitorou estes apoios para que tudo fosse efetuado adequadamente.

 

Leia o capítulo na íntegra