Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Atuar com Integridade

2 minutos de leitura
Engajamento em políticas públicas, advocacy e apoio financeiro

 

 

Em função de seu porte e relevância na economia brasileira, a Petrobras pode impactar o desenvolvimento de políticas públicas que promovam segurança energética, proteção ambiental e bem-estar social, incluindo o engajamento com partes interessadas a fim de promover uma abordagem mais abrangente e sustentável para o setor de óleo e gás. O tema material inclui ações de advocacy e os impactos sobre subsídios, leis e outros, bem como o investimento em pesquisa, inovação e tecnologia para desenvolver soluções ambientalmente eficientes e socialmente justas.

 

Nossa companhia tem desempenhado um papel importante no apoio e na implementação de políticas públicas relacionadas à transição energética no Brasil, buscando alinhar suas estratégias e investimentos com as metas e compromissos globais de redução de emissões de gases de efeito estufa e de promoção de fontes de energia mais limpas e renováveis. Também destacamos o papel fundamental que desempenhamos na garantia da segurança energética do Brasil, contribuindo com o abastecimento de derivados de petróleo, gás natural e outros produtos essenciais para a sociedade.

 

Com relação às políticas públicas na área de segurança energética, contribuímos para o país em diferentes frentes, como por exemplo, ao destinar a maior parte de nossa produção de óleo e gás para o mercado interno e desenvolvendo projetos de exploração e produção e de infraestrutura que possibilitem o aumento da oferta de gás natural para o país.

 

Nosso investimento em pesquisa, inovação e tecnologia vem trabalhando cada vez mais para desenvolver soluções ambientalmente eficientes e socialmente justas. Além de nossos investimentos em políticas do setor de petróleo e gás e de ações de inovação, contribuímos para políticas públicas na área social.

 

Também apoiamos associações setoriais que correspondem às entidades consideradas estratégicas para o negócio da Petrobras (de abrangência nacional ou internacional), por meio das quais a companhia e seus representantes podem exercer influência e/ou adquirir informações e conhecimentos relevantes em variados temas de interesse ao participar de debates, grupos técnicos, projetos, comissões, eventos, intercâmbio de melhores práticas, entre outras formas de participação. Essas entidades podem conter ou não membro formal da Petrobras em estrutura de governança.

Leia o capítulo na íntegra
Neste capítulo