Cuidar das pessoas
Esse tema material está associado a oportunidades de emprego e impactos positivos nos trabalhadores pelas práticas empregatícias adotadas e sua influência na cadeia de fornecedores. Inclui impactos nos empregados, em suas carreiras e desenvolvimento, como treinamento e qualificação, e na ambiência organizacional pelo nível de transparência na comunicação e no estabelecimento de diálogo, especialmente nos processos de avanço de carreira, e pelas políticas e práticas da empresa em relação à promoção da não discriminação, diversidade, equidade, inclusão e igualdade de oportunidades. Abrange também a prevenção ao trabalho forçado e escravidão moderna, em especial na cadeia de suprimentos, e os impactos relacionados a assédio sexual, assédio moral e discriminação, bem como a abordagem da empresa frente ao tema. Por fim, inclui os impactos positivos nos trabalhadores e na organização pela implantação do teletrabalho.
PRÁTICAS TRABALHISTAS
Mudanças na indústria de óleo e gás, demandas relacionadas à temática Ambiental, Social e de Governança (ASG) e discussões sobre o futuro do trabalho têm sido pauta nas organizações e em suas áreas de Recurso Humanos (RH). Entretanto, o grande desafio contemporâneo da gestão de pessoas é ter processos mais centrados no ser humano com práticas que promovam a diversidade, equidade e inclusão, saúde mental e bem-estar dos colaboradores, tornando as empresas mais ágeis, resilientes e sustentáveis.
Cabe destacar que o Plano Estratégico 2024-2028+ traz como grandes desafios de RH: evoluir os modelos de organização, de processos e de trabalho; aprimorar a jornada de empregados(as) e líderes sendo referência em práticas e tecnologia de RH; e fortalecer a cultura organizacional e o ambiente humanizado, com diversidade, equidade e inclusão, atraindo talentos e promovendo o bem-estar, engajamento, produtividade e inovação.
Neste sentido, a Estratégia de RH visa garantir a aderência das práticas de gestão de pessoas com as necessidades do negócio, promovendo o engajamento das pessoas em prol da superação dos desafios da companhia.
Além disso, temos como objetivo associado a práticas ASG, o de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, com ênfase na promoção do bem-estar e dos direitos humanos. Para tanto, buscamos avançar em ações de diversidade e inclusão, principalmente no que tange a pessoas com deficiência, a questões raciais e a questões de gênero.
Por fim, vamos preservar e fortalecer aspectos valiosos de nossa cultura, como a capacidade de inovar e de superar desafios, e nos concentrar em produzir com excelência nos campos técnico e econômico, atuando como um só time para gerar valor. E faremos tudo isso com pleno respeito às pessoas e ao meio ambiente, pois a segurança é o nosso maior valor.
PERFIL DOS EMPREGADOS
NÃO DISCRIMINAÇÃO E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Quando falamos em diversidade, abarcamos a inclusão e a equidade, em prol de um ambiente favorável à expressão e ao reconhecimento das identidades dos empregados e à consolidação das relações baseadas no respeito e na confiança. Sua gestão se realiza por meio dos princípios do respeito às diferenças, da igualdade de oportunidades e da não discriminação.
DIVERSIDADE NA PETROBRAS
É dado conhecido que equipes mais diversas tendem a tomar melhores decisões e conferem mais resultados às empresas, tanto pela capacidade de considerar diversos pontos de vista na tomada de decisão, como pelo clima organizacional de acolhimento que permite aos empregados mais participação e proatividade. Portanto estamos avançando em ações que buscam aumentar a participação e a inclusão de grupos sub-representados em linha com os nossos valores e com as boas práticas que vêm sendo adotadas pelo mercado. ao que vem sendo solicitado pelo mercado com relação as práticas ASG. Promover um maior ingresso de pessoas com perfil diverso implica em favorecer que mais mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e de outros grupos minorizados façam parte de nossa empresa via processo seletivo público.
Além de buscar atrair mais diversidade para nossas equipes, estamos investindo em ações que promovam um ambiente mais inclusivo. Ou seja, um ambiente em que todas as pessoas possam vivenciar sua identidade de forma genuína, se expressar e trabalhar sem esbarrar em preconceitos ou qualquer tipo de vieses ou crenças limitantes, potencializando assim seu desempenho.
A seguir apresentamos as principais informações de diversidade das nossas equipes:
De acordo com a Diretriz 7 de nossa Política de Recursos Humanos e com o item 4.2.a4.7 da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão e com o item 4.2.a do nosso Código de Conduta Ética, o nosso Plano de Carreiras e Remuneração (PCR) não faz distinção de gênero na remuneração entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo ou função gratificada. Assim, considerando o mesmo cargo, nível salarial, tempo de companhia, regime e condições de trabalho a razão da média de remuneração entre mulheres e homens é igual a 1.
Entretanto, quando analisamos de forma ampla, percebe-se que os regimes especiais de trabalho, que possuem adicionais específicos de remuneração, impactam na razão da média entre a remuneração de mulheres e homens apontando uma pequena diferença. Cabe esclarecer ainda que há predominância masculina nas atividades associadas a estes regimes na indústria de óleo e gás. Apesar disso, também nesta perspectiva, estamos conseguindo diminuir a diferença. Em 2023, a razão entre a remuneração de mulheres e homens na Petrobras controladora foi de 0,97.
PERFIL ETÁRIO E ÉTNICO-RACIAL
Com o objetivo de promover um maior intercambio intergeracional, ao longo de 2023 realizamos o Programa de Mentoria Bidirecional, que reúne líderes de topo e novos empregados em pares para a troca de conhecimentos e visões de mundo, a fim de ampliar a resiliência frente à transição para uns e acelerar a aprendizagem e a visão sistêmica da empresa para outros, promovendo intercâmbio intergeracional, abertura a diversidade e o respeito mútuo a todos os públicos e níveis de atuação na organização.
Em novembro de 2023, foi lançado o Programa de Equidade Racial da Petrobras. A construção do programa deu-se a partir da formação de um Grupo de Trabalho com representantes de diversas áreas da companhia. O Programa estabelece iniciativas que buscam fortalecer uma cultura inclusiva, influenciar a cadeia de fornecedores para o tema e fortalecer a saúde e bem-estar de trabalhadores negros da Petrobras, incorporando compromissos de equidade racial no plano estratégico da empresa.
PROGRAMA PETROBRAS CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL
Visando proporcionar um ambiente de trabalho diverso, respeitoso, seguro e livre de violência sexual, em maio de 2023, lançamos o Programa Petrobras contra a Violência Sexual (PPCVS), que centraliza e acompanha a execução das ações realizadas, e a serem implementadas, de combate ao assédio, à importunação e à violência sexual .em curso ou a serem implementadas pela companhia. O programa vem desenvolvendo ações em quatro eixos de atuação:
PARENTALIDADE
Todos os empregados ou empregadas que tenham comprovado o nascimento ou a adoção de filho são aptos a usufruir das licenças-maternidade (cuidador principal) ou paternidade (cuidador secundário ou não-principal). Para além da determinação legal, nossos empregados têm direito à prorrogação da licença-maternidade, atingindo um total de 180 dias, e à prorrogação da licença-paternidade que, a partir de novembro de 2023, durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, passou a ser de 30 dias. É garantida também a extensão da licençamaternidade em caso de internação da mãe ou do bebê, pelo período que durar a internação.
Em 2023, a Petrobras aprovou de forma pioneira a licença maternidade para mães não gestantes. Conforme previsão no Acordo Coletivo de Trabalho, a Petrobras cencede licença maternidade por 120 dias – e também a prorrogação por mais 60 dias ou por mais 120 dias com redução de 50% da jornada – às mães não gestantes. Consideramos mães não gestante a empregada mulher cujo benefício de licença maternidade não está amparado pela Previdência Social e que consta como mãe na certidão de nascimento ou no termo de guarda para fins de adoção.
No ano de 2023, ampliamos o número de salas de apoio à amamentação de 21 para 26, distribuídas em unidades operacionais e instalações administrativas.
TREINAMENTOS
A capacitação dos nossos empregados é um valor para a empresa. Dessa forma, disponibilizamos infraestrutura interna para realização de treinamentos na Universidade Petrobras e nas nossas unidades em todo o país, além de prover metodologias e tecnologias de ensino para auxiliar na aplicação e no acesso aos conteúdos pelos empregados. Investimos R$154 milhões em treinamentos em 2023.
Com base na avaliação de desempenho e no nosso Plano Estratégico (PE), são identificadas as necessidades de treinamento, que são negociados entre o gestor e cada empregado. Considerando os dados consolidados da Petrobras, a média de horas de treinamento por empregado em 2023 foi de 71.
A Universidade Petrobras conta com uma rede de 13 Centros de Ciência e Tecnologia, com foco nas diversas áreas de negócio da companhia, que elaboram e disponibilizam programas específicos e ações de desenvolvimento para todo o corpo de trabalho, sempre buscando o alinhamento entre as ações oferecidas e o Plano Estratégico da empresa.