Proteger o meio ambiente
A prevenção e gestão de acidentes correspondem ao conjunto de estratégias, planos e práticas de gestão adotadas pela empresa para promover operação segura dos ativos e das atividades logísticas e manutenção da prontidão dos sistemas de resposta a emergências para mitigação dos impactos sobre a vida humana, meio ambiente, infraestrutura e reputação. Inclui capacidade de executar trabalho integrado com poder público, parceiros, comunidade e outros em situações de emergências como, por exemplo, ações de resposta para vazamentos no mar para prevenir o toque de costa e em áreas sensíveis. Abrange ainda os riscos de segurança corporativa decorrentes de atos de interferência intencional de terceiros em dutos e áreas próximas, especialmente derivações clandestinas de petróleo e derivados.
Em nossas atividades, produzimos e movimentamos grandes volumes de petróleo e seus derivados, por esse motivo, uma gestão adequada dos processos e atividades é essencial para a prevenção de perda de contenção e vazamentos que podem resultar em impactos ao meio ambiente e às pessoas, e, devido a essa relevância, constam nos princípios da Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras.
Com isso, buscamos constantemente o aprimoramento da integridade e confiabilidade das nossas instalações e melhoria dos nossos processos, sendo nossa ambição atingir Zero Fatalidades e Vazamento, conforme divulgado em nosso Plano Estratégico 2024-2028+.
Dentre as principais iniciativas para prevenção de acidentes, podemos destacar:
• Programa Mar Azul: tem o objetivo gerir ações para prevenção de perdas de contenção nas atividades de operação da produção offshore do E&P, incluindo a incorporação de lições aprendidas de eventos ocorridos.
• Projeto Gestão Dinâmica de Barreiras de Segurança de Processo: solução tecnológica que visa o monitoramento de forma integrada, dinâmica e em tempo real da situação das barreiras de segurança de processo, auxiliando na tomada de decisão com base em análise de risco.
VAZAMENTOS DE PETRÓLEO E DERIVADOS
Investimos no contínuo aprimoramento da integridade e confiabilidade das instalações, da melhoria dos nossos processos, e em práticas operacionais. Em 2023, foi registrado o volume de 16,9 m³ referente a sete vazamentos de petróleo e derivados acima de 1 barril (0,159 m³), um valor abaixo do limite de alerta de 120 m³. Do total de volume vazado, 9,1 m³ ocorreram no solo, sendo recuperados 7,7 m³. O restante do volume vazado em ambiente terrestre (1,4 m³) foi decorrente de um vazamento em oleoduto, no qual, devido ao pequeno volume vazado, não foi possível realizar o recolhimento. Foram adotadas as medidas de atendimento a emergência adequadas, com lançamento de barreiras em córregos adjacentes e remoção e tratamento do solo atingido. O restante dos vazamentos ocorreu em ambiente marinho não sendo possível a recuperação de óleo, pois os volumes, tipos de óleo e condições ambientais inviabilizaram a recuperação por embarcação, sendo realizado o monitoramento das manchas com eventual dispersão mecânica ao acionar o PRE. Não houve atingimento de áreas sensíveis marinhas ou área sensível não usual.
USO DA TECNOLOGIA NA SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES
O desenvolvimento de tecnologias mais seguras e a aplicação de requisitos de SMS nos projetos de investimento são de extrema importância para nossa atuação. Possuímos índices de acidentes que são referência na indústria de óleo e gás, e ainda assim, nos desafiamos a melhorar ainda mais a segurança de nossos colaboradores.
Ao longo do ano de 2023, o Laboratório de Inovação em Segurança (Safety Innovation Lab), localizado no Cenpes, desenvolveu inovações tecnológicas focadas em produtos que contribuíram para nossa ambição em zerar fatalidades e outros impactos de SMS. O laboratório busca implementar soluções que são desenvolvidas e testadas de forma ágil, em ambientes controlados e representativos, para prevenir e mitigar riscos por meio do monitoramento ativo dos trabalhadores e do espaço de trabalho. Para isso, aplicamos tecnologias como dispositivos vestíveis (wearables), análise de vídeo inteligente, robótica e drones com objetivo de reduzir a exposição humana ao risco.
Como principais entregas destacam-se:
• Teste piloto em média escala de dispositivos vestíveis de geolocalização e monitoração biomédica para segurança e saúde ocupacional.
• Teste de aplicação de fonte de calor submersa para neutralização de bioincrustações, pela primeira vez na indústria.
• Prova de conceito e implantação de sistema de sensoriamento anticolisão para interação entre pessoas e grandes máquinas.
• Primeira implantação do sistema de sensores de gases para uso em espaço confinado com tecnologia IoT em unidades industriais.
Ainda em 2023, nos tornamos a primeira empresa de óelo e gás, entre as maiores empresas do mundo, a substituir completamente o mergulho profundo, considerado a segunda profissão mais perigosa do mundo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela atuação com robôs submarinos.
GESTÃO DA INTEGRIDADE DOS ATIVOS
Em 2023, realizamos 57 paradas de manutenção em ativos termelétricos, 148 em ativos de gás natural e 80 em refino. Na PBio, foram realizadas 4 paradas totais de manutenção nas usinas de biodiesel e 10 parciais. Além disso, em nossos ativos de exploração e produção, realizamos 27 paradas programadas em plataformas. Em 2024, planejamos realizar 38 paradas programadas para manutenção em plataformas, 65 em termelétricas, 287 em ativos de gás natural, 58 em refino e 127 na Petrobras Biocombustível, sendo 21 parciais e 6 totais.
Nossos compromissos com a vida, com o meio ambiente e com a segurança operacional sempre estiveram presentes em nossas atividades desenvolvidas em 2023.
COMBATE À DERIVAÇÃO CLANDESTINA
Nossa integração com a Transpetro foi ainda mais reforçada nas ações de combate ao furto de combustíveis em dutos, também conhecido como derivação clandestina.
Visando à maior efetividade no combate às derivações clandestinas, estreitamos os laços com as comunidades vizinhas às faixas de dutos com a ampliação de projetos sociais e de conscientização, investimos no aprimoramento de soluções tecnológicas, e fortalecemos o relacionamento com os órgãos de segurança pública.
Essas ações possibilitaram uma queda de 58 ocorrências registradas em 2022 para 28 ocorrências de derivações clandestinas em 2023, o que representa uma redução de 52%. Fazendo um comparativo com a máxima histórica ocorrida em 2018, quando registramos 261 ocorrências, temos uma redução de 89% no furto de combustíveis.
Houve redução no número de ocorrências em áreas urbanas, o que, por consequência, minimiza os riscos para a população próxima às faixas de dutos.
SEGURANÇA DE PROCESSO
Em 2023, registramos 21 acidentes de segurança de processo Tier 1 e 40 acidentes Tier 2. Vale ressaltar que, no mesmo ano, nossa subsidiária Transpetro registrou 2 acidentes Tier 2 e nenhum acidente Tier 1.