Neste capítulo
Reduzir a pegada de carbono
É esperado que o setor de energia contribua com a minimização dos efeitos das mudanças climáticas, elevando a participação das fontes renováveis e melhorando a eficiência dos fósseis, através de investimentos e medidas que reduzam e compensem suas emissões. Por sua vez, a indústria de óleo e gás deve buscar descarbonizar suas operações, tendo em vista a relevância e materialidade de suas emissões, estimadas em 5GtCO2 e (equivalentes a 10% das emissões mundiais), atender à crescente demanda por produtos de baixo carbono, fornecendo energia acessível e confiável, essencial para o crescimento econômico. Além de realizar uma transição justa e contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reduzindo, ou evitando o agravamento, das desigualdades locais, regionais e entre países.
PILARES PARA A GESTÃO DE CARBONO E MUDANÇA DO CLIMA
Nosso posicionamento, ações e resultados relacionados à gestão de carbono e mudança do clima estão sustentados em três pilares fundamentais:
RISCOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
As mudanças climáticas e a transição para uma economia de baixo carbono representam novos desafios e oportunidades para os nossos negócios. Com o agravamento da mudança climática e os avanços em acordos e regulamentações, se não nos prepararmos para novos desafios globais, podemos estar sujeitos a impactos financeiros, de reputação e legais. Nós temos um histórico de análise e gestão de riscos relativos à mudança climática. Nosso processo de gestão de riscos é integrado, o que permite a padronização da análise e efetivo gerenciamento corporativo de todos os riscos identificados:
AMBIÇÕES E COMPROMISSOS PARA REDUZIR A PEGADA DE CARBONO E INVESTIMENTOS EM BAIXO CARBONO
Nossa ambição de longo prazo é neutralizar as emissões nas atividades sob nosso controle (Escopos 1 e 2) até 2050 e influenciar parceiros a atingir a mesma ambição em ativos não operados.3
Aderimos à iniciativa “Aim for zero methane emissions” promovida pela Oil and Gas Climate Initiative (OGCI) e pretendemos atingir “near zero methane emissions” em 2030.
Nossos seis compromissos para reduzir a pegada de carbono com foco em mitigação da mudança climática cobrem 100% das emissões sob nosso controle operacional (escopos 1 e 2), trazendo metas para o horizonte 2025 e 2030, conforme detalhados no quadro.