Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Visão Geral

3 minutos de leitura
Quem Somos

Somos uma empresa que atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo1, gás natural e energia. Somos reconhecidos mundialmente por nossa tecnologia de exploração e produção de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas. Atuamos no transporte de petróleo e gás para nossas refinarias e unidades de tratamento de gás natural, que devem estar equipadas e em constante evolução para fornecer os melhores produtos.

 

Possuímos uma grande base de reservas provadas e operamos e produzimos a maior parte do petróleo e gás do Brasil, bem como operamos a maior parte da capacidade de refino do país. Também estamos envolvidos na produção de petroquímicos por meio de participações em empresas e somos responsáveis pelo maior parque termelétrico movido a gás natural do Brasil.

 

Em 31 de dezembro de 2021, nosso quadro de pessoal totalizava 45.532 empregados (controladora e subsidiárias no Brasil e no exterior). Nossa receita líquida foi de R$ 452.668 milhões em 2021 e nosso valor de mercado era de US$ 69,2 bilhões. Nossas 22 unidades próprias no Brasil consistem em 7 unidades de Exploração & Produção e 15 unidades de Refino & Gás Natural.

 

Em 31/12/2021, mantínhamos atividades em sete países, além do Brasil. Na América Latina, nossas operações são de exploração e produção e distribuição de derivados. Na América do Norte, produzimos petróleo e gás por meio de uma joint venture. Temos empresas controladas na Holanda (Roterdã), EUA (Houston) e Singapura que apoiam nossas atividades comerciais e/ou financeiras. Essas unidades são responsáveis por inteligência de mercado e comercialização de petróleo, derivados e gás natural, além de operações de armazenagem (tancagem) e afretamento.

 

Somos controlados pela União Federal, a qual detinha, em 28 de fevereiro de 2022, diretamente, 50,26% de nossas ações ordinárias e 28,67% do nosso capital social total. A União Federal detinha, ainda, participação indireta de 18,48% das nossas ações preferenciais e 7,94% do nosso capital social total, por meio dos seguintes acionistas: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e BNDES Participações S.A. (BNDESPAR). Atualmente, não possuímos acordo de acionistas.​​​​​​

Dados de produção

1


 

Leia o capítulo na íntegra