Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Ambiental

9 minutos de leitura
Prevenção e gestão de acidentes

A prevenção e gestão de acidentes correspondem ao conjunto de estratégias, planos e práticas de gestão adotadas pela empresa para promover operação segura dos ativos e manutenção da prontidão dos sistemas de resposta a emergências para mitigação dos impactos sobre a vida humana, meio ambiente, infraestrutura e reputação. Inclui capacidade de executar trabalho integrado com poder público, parceiros, comunidade e outros atores em situações de emergência como, por exemplo, ações de resposta para vazamentos no mar para prevenir o toque na costa e em áreas sensíveis.

 

Com isso, buscamos constantemente o aprimoramento da integridade e confiabilidade das nossas instalações e melhoria dos nossos processos, sendo nossa ambição atingir Zero Fatalidades e Vazamento, conforme divulgado em nosso Plano Estratégico 2023-2027 (PE 2023-27).


Dentre as principais iniciativas para prevenção de acidentes podemos destacar:

 

- Programa Mar Azul: que tem o objetivo de prevenir perdas de contenção nas operações offshore do E&P, incorporando lições aprendidas de eventos ocorridos;


- Projeto Gestão Dinâmica de Barreiras de Segurança de Processo: solução tecnológica que visa o monitoramento de forma integrada, dinâmica e em tempo real da situação das barreiras de segurança de processo, auxiliando na tomada de decisão com base em análise de risco. 

Vazamentos de petróleo e derivados

Investimos no contínuo aprimoramento da integridade e confiabilidade das instalações, da melhoria dos nossos processos, e em práticas operacionais que nos permitiram em 2021 o melhor desempenho da série histórica no indicador relativo ao volume vazado de petróleo e derivados registrado (11,6 m³). Em 2022, registramos um volume vazado de 218,03 m³, que apesar de manter a companhia no primeiro quartil do setor na série histórica de cinco anos, superou o limite de alerta de 120 m³ estabelecido para o ano, com influência determinante de um único evento, que teve como resposta imediata uma profunda investigação das causas básicas, ações de abrangência para todas as unidades, revisão de procedimentos operacionais e reforço de medidas preventivas no nosso sistema de gestão. 

 

VOLUME  VAZADO DE PETRÓLEO E DERIVADOS – VAZO [1] (consolidado)

Descrição

2022

Número total de vazamentos acima de 1 bbl

9

Volume total de vazamentos acima de 1 bbl

218,03 m3

Limite de alerta (LMA)

120 m3

Desempenho 2022 em relação ao LMA

81,7% acima do LMA

Volume médio vazado por outras empresas do setor de óleo e gás em 2021 [2]

937 m3

 

 

 

 

 

 

 

 


 [1] São computados os volumes de óleo e derivados vazados relacionados à nossa operação (não inclui derivações clandestinas) de todas as ocorrências que individualmente respondam por volume vazado acima de um barril (0,159 m3) e que tenham atingido corpos hídricos ou solo não impermeabilizado. O total 218,03 m³ equivale a cerca de 1371 barris.  Os dados incluem a Petrobras controladora, LIBRA, PEB E PIB-COL e Transpetro.

[2] Média peer group: dados de volumes vazados decorrentes de operações, extraídos de relatórios de sustentabilidade ou similares publicados pelas empresas que compõem o nosso peer group referentes a 2021. Até o fechamento deste relatório, não haviam sido divulgados todos os dados referentes a 2022.

Uso da tecnologia na segurança das operações

Ao longo do ano de 2022, o Laboratório de Inovação em Segurança (Safety Innovation Lab), localizado no Cenpes, desenvolveu inovações tecnológicas focadas em produtos que contribuíram para nossa ambição em zerar fatalidades e outros impactos de SMS. O laboratório busca implementar soluções que são desenvolvidas e testadas de forma ágil, em ambientes controlados e representativos, para prevenir e mitigar riscos por meio do monitoramento ativo dos trabalhadores e do espaço de trabalho. Para isso, aplicamos tecnologias como wearables, análise de vídeo inteligente, robótica e drones com objetivo de reduzir a exposição humana ao risco. 


Como principais entregas destacam-se: 

  • Implementação de inteligência artificial para detecção de derramamentos de óleo; 
  • Teste industrial e validação de robô de combate a incêndios; 
  • Teste piloto para avaliação de biomarcadores para saúde física e mental em 304 pessoas; 
  • Implementação de sistemas para monitorar tarefas de campo por meio de análise inteligente de vídeo com foco em segurança em 11 unidades; e 
  • Prova de conceito e implantação de drones para espaço confinado em esferas de gás. 

Gestão da integridade dos ativos

Em 2022, realizamos 61 paradas de manutenção em ativos termelétricos, 170 em ativos de gás natural e 90 em refino. Na Petrobras Biocombustível, foram realizadas 3 paradas totais de manutenção nas usinas de biodiesel e 18 parciais. Além disso, em nossos ativos de exploração e produção, realizamos 45 paradas totais em plataformas e 4 paradas totais em instalações terrestres de produção. 

 

Em 2023, planejamos realizar 36 paradas totais para manutenção em plataformas 82 em termelétricas, 182 em ativos de gás natural, 137 em refino e 18 na Petrobras Biocombustível, sendo 14 parciais e quatro totais.  

Combate à derivação clandestina

Nossa integração com a Transpetro foi ainda mais reforçada nas ações de combate ao furto de combustíveis em dutos, também conhecido como derivação clandestina. 

 

Visando à maior efetividade no combate às derivações clandestinas, estreitamos os laços com as comunidades vizinhas às faixas de dutos com a ampliação de projetos sociais e de conscientização, investimos no aprimoramento de soluções tecnológicas, e fortalecemos o relacionamento com os órgãos de segurança pública.

 

Essas ações possibilitaram, ao longo de 2022, uma queda de 102 para 58 ocorrências de derivações clandestinas em relação ao ano passado, o que representa uma redução de 43%. Fazendo um comparativo com a máxima histórica ocorrida em 2018, quando tivemos 261 ocorrências, temos uma redução de 78% no furto de combustíveis.

 

Também reduzimos o número de derivações em áreas urbanas, o que minimizou os riscos para a população e diminuiu o volume de produto furtado, que foi aproximadamente 50% menor quando comparado ao ano anterior.

Segurança de processo

EVOLUÇÃO INDICADORES NASP TIER 1 E NASP TIER 2 [1](consolidado)


[1] Os dados incluem Petrobras S.A., Transpetro, Termomacaé e Termobahia

Leia o capítulo na íntegra