Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos
8 minutos de leitura
Segurança, saúde e bem-estar

 

Em nosso Plano Estratégico 2023-2027, mantemos o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente como um dos nossos valores. Assim, atuamos de forma constante para permanecer entre as principais referências de segurança do setor no mundo, perseguindo uma Taxa de Acidentados Registráveis (TAR) abaixo de 0,7 e um índice de zero fatalidade. 

 

Além disso, integramos em nosso plano os elementos ASG (temáticas ambiental, social e de governança) em uma única visão, sintetizando a posição da companhia sobre o assunto. Mais do que um conceito, o ASG é uma visão de risco/retorno sobre como a empresa deve atuar para mitigar riscos e garantir sua sustentabilidade para o futuro, utilizando-se das melhores práticas em termos ambientais, sociais e de governança. 

 

Nossa mandala ASG direciona o planejamento e o engajamento com os stakeholders e está alinhada aos elementos e objetivos estratégicos da companhia. Nela, são destacadas quatro ideias-força, sendo uma delas cuidar das pessoas. Nesta temática, um dos compromissos assumidos envolve a promoção de operações seguras, a partir da proteção à vida, capacitando 100% da liderança em saúde mental e atuando na promoção do bem-estar dos mais de 38 mil empregados. Nossa meta é que, ao fim do seu trabalho, cada colaborador possa voltar saudável e seguro para sua família e, por essa razão, em outubro de 2016, lançamos o Programa Compromisso com a Vida.

 

Atualmente, nossos mais de 38 mil empregados (100%) estão cobertos por nosso sistema de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Nossos prestadores de serviços também usufruem desse sistema quando se encontram nas instalações da empresa e são, inclusive, avaliados pelo Processo de Avaliação da Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (PAG-SMS).  

Saúde dos colaboradores

Realizamos o monitoramento da saúde de nossos empregados de forma sistemática e periódica com integração entre as áreas de Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Higiene Ocupacional e Ergonomia, tendo como principal objetivo a proteção e preservação da saúde dos empregados. O monitoramento da saúde do trabalhador visa evidenciar, o mais precocemente possível, qualquer tipo de disfunção de órgão, sistema biológico ou transtorno mental relacionado ao trabalho, expresso por meio de sinais e sintomas de agravos à saúde. Possuímos padrão corporativo com orientações ao nosso corpo técnico para a prevenção, investigação, diagnóstico e acompanhamento de doenças ocupacionais em consonância com as normas e legislações vigentes. 

 

Segurança

Uma de nossas métricas de topo é a Taxa de Acidentados Registráveis por milhão de homens-hora (TAR). Desde o lançamento do primeiro Programa Compromisso com a Vida, tivemos uma significativa redução da TAR, de 2,15 em 2016 para 0,68 em 2022. Ainda que o desempenho tenha sido acima do realizado em 2021, quando tínhamos alcançado uma TAR de 0,54, foi inferior ao limite de alerta de 0,70 definido para o ano de 2022. De acordo com nossa diretriz de melhoria contínua, seguimos fortalecendo nossas práticas de gestão e robustecendo os esforços nas lições aprendidas com as ocorrências, garantindo sua abrangência para toda a companhia, de maneira a fortalecer a cultura de segurança. 

 

Nosso compromisso com a segurança dos colaboradores também se reflete na gestão dos contratos de veículos de transporte. Em 2022, os veículos utilizados nos contratos de transporte de cargas e de passageiros trafegaram mais de 110 milhões de quilômetros, transportando empregados das unidades operacionais, máquinas e equipamentos para nossas operações. 

 

Em 2022, foram realizadas auditorias de segurança de aviação em 10 empresas aéreas, 130 helideques de unidades marítimas e 14 aeroportos, de modo a garantir as condições de segurança das aeronaves e instalações. Nossa frota de 55 aeronaves transportou mais de 772 mil passageiros da Petrobras e contratados, em cerca de 34 mil voos, num total de 67,3 mil horas de voo, transportando mais de 92 mil itens de carga com aproximadamente 800 toneladas ao todo.

Indicadores de segurança e saúde ocupacional

INDICADORES DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] Número de acidentados registráveis por milhão de homens-hora de exposição ao risco. Inclui casos típicos de lesões sem afastamento (excluindo casos de primeiros socorros), de lesões com afastamento, casos de doenças ocupacionais e acidentados fatais.

[2] Número de acidentados com afastamento do trabalho decorrente de acidentes típicos ou de casos de doença ocupacional por milhão de homens-hora de exposição ao risco.

[3] Número total de casos novos de doenças ocupacionais, por 1.000 empregados, caracterizados pela companhia. Não são computadas as CAT emitidas por decisão judicial e as caracterizações pelo INSS, quando contestadas por estar em desacordo com avaliação técnica embasada da companhia.

[4] Número de dias perdidos por empregado próprio devido a afastamentos por causas de saúde relacionadas ao trabalho – acidente de trabalho e doença ocupacional. São considerados para o cálculo os dias civis desde o dia seguinte ao da lesão até o dia anterior ao do retorno.

[5] Total de horas não trabalhadas por doença e acidente acumuladas no período, dividido pelo total de horas planejadas de trabalho acumuladas no período, multiplicado por 100. A partir de 2020, este indicador passa a ser denominado Percentual de Tempo Perdido – Saúde – PTP-S. Decidimos por realizar um ajuste no cálculo do indicador Percentual de Tempo Perdido – PTP, de forma a expurgar as horas referentes a férias do total de horas planejadas de trabalho, assim como dados relacionados a empregados cedidos. Com isso, fez-se necessário o ajuste na sua fórmula de cálculo, assim como o estabelecimento de meta a partir de 2021 com base nos novos parâmetros.

Leia o capítulo na íntegra