Relatório de Sustentabilidade
PT
EN
Aa
Altere o tamanho da fonte
Lista de capítulos

Ambiental

6 minutos de leitura
Biodiversidade

O tema material consiste na gestão de riscos e impactos à biodiversidade, visando evitar e minimizar impactos, tais como, alterações funcionais dos ecossistemas e perda de indivíduos de fauna e flora, e, quando não for possível, recuperar e/ou compensar os impactos residuais, em consonância com a hierarquia da mitigação, ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos. Inclui programas e projetos de proteção e restauração ambiental, contribuindo com a conservação e melhoria da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, especialmente em áreas de alto valor de biodiversidade nos ambientes terrestres e, principalmente, marinhos, em função da maior atividade neste bioma.
 

Em alinhamento às crescentes demandas externas das partes interessadas, reafirmamos, no âmbito do nosso Plano Estratégico 2023-2027 (PE 2023-27), nosso Compromisso Ambiental, Social e de Governança (ASG) em biodiversidade, de termos 100% de nossas instalações com Planos de Ação em Biodiversidade (PABs) até 2025, detalhando seu escopo para incluir demandas prementes no tema. Complementarmente, divulgamos o compromisso social de desenvolver iniciativas de impacto, que contribuam com a solução de problemas ambientais.

 

Assim , como ilustrado na figura a seguir, destacamos a busca pela melhoria da biodiversidade em nossas áreas de atuação, contribuindo para o aumento da quantidade e variedade de fauna e flora, proporcionando mais serviços ecossistêmicos, incluindo a mitigação da mudança do clima e provisão de água, com a consequente redução de riscos ao negócio, sejam esses regulatórios, econômicos ou reputacionais. Este componente do compromisso, relacionado à prevenção de desmatamento e recuperação de áreas vegetadas, vem ao encontro da Década da Restauração dos Ecossistemas, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), além da busca por um saldo positivo da natureza, preconizado pelo novo Marco Global de Biodiversidade.

 


 

Investimos cerca de R$70,9 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, e metodologias visando promover a melhoria da gestão da biodiversidade associada às nossas operações. Os projetos em andamento contemplam caracterizações ambientais, mitigações ou redução de efeitos sobre a biodiversidade e a recuperação de ambientes degradados por meio de ações de reflorestamento e recomposição de espécies nativas, dentre outros. 

Áreas protegidas

A distribuição espacial e a variedade de nossas operações tornam frequente a interface com áreas protegidas e sensíveis, especialmente considerando que atuamos principalmente no Brasil, um país megadiverso onde há muitas áreas protegidas. 

 

LOCALIZAÇÃO  DAS INSTALAÇÕES COM INTERSEÇÕES COM ÁREAS PROTEGIDAS:

 


 

 

Impactos na biodiversidade

A despeito de todos os nossos esforços, em 2022, registramos nove eventos envolvendo vazamento de petróleo e derivados com volume superior a um barril (que equivale a 159 litros). Desses vazamentos, seis ocorreram em ambiente offshore, e três ocorreram em ambientes terrestres.

 

Para todos os eventos foram tomadas medidas imediatas de contingência, a partir do acionamento do PRE, sendo posteriormente conduzida uma análise dos eventos para análise das causas de abrangência, com o objetivo de evitar novas ocorrências. Os eventos foram comunicados para os órgãos públicos conforme legislação aplicável.

 

Principais investimentos e resultados socioambientais

No  âmbito dos investimentos socioambientais voluntários, nós apoiamos projetos realizados por organizações da sociedade civil, objetivando impulsionar a produção de conhecimento relevante para o negócio e promover transformações sociais e ambientais positivas na sociedade. 

 

Estas iniciativas abrangeram 106 unidades de conservação (UCs) terrestres e marinhas, incluindo categorias como Parques Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Reservas Extrativistas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, dentre outras, além de 20 Terras Indígenas (TIs) e Territórios Quilombolas (TQs). 

 

MAPA  DE ÁREAS PROTEGIDAS ABRANGIDAS PELOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS:

 


 

Leia o capítulo na íntegra